Que errar é humano todo mundo sabe, porém, há alguns que podem ser evitados. Para te ajudar, listei sete erros comuns de um intercâmbio, aqueles que a gente comete antes ou durante a viagem.

Afinal de contas, em um intercâmbio certas posturas podem prejudicar o aprendizado. E a pior parte é que você, provavelmente, só irá perceber esse estrago quando estiver de volta. Fique atento e não cometa estes sete erros comuns de um intercâmbio.

  1. A escolha da agência ou ONG

Sabe aquela máxima de que “o barato pode sair caro”? Essa é a mais pura verdade quando se trata de escolher a agência ou ONG para seu intercâmbio. Antes de fechar contrato pesquise muito a respeito, leia fóruns e converse com pessoas que já foram. Ao escolher uma agência ou ONG, certifique-se de que ela é especializada no que oferece ou que irá te dar todo o suporte necessário antes e durante a viagem. Profissionalismo é essencial nesse quesito.

  1. Comparar culturas

Não tem coisa pior do que chegar em um novo país e ficar o tempo todo comparando a sua cultura com a do outro. Pior ainda: achar que sua cultura é superior que a dele ou vice-versa. Uma vez em outro país, conheça a história do lugar e aprenda sobre os costumes, mas não menospreze ou enalteça o hábito do outro. Aceitar o diferente é uma das lições mais importantes de um intercâmbio.

  1. Não se planejar

Assim como quase tudo na vida, o planejamento para fazer um intercâmbio é fundamental. Antes de embarcar você precisa planejar seus gastos e economizar uma grana para arcar com as despesas. Além disso, precisa de uns meses de antecedência para decidir o destino do intercâmbio, o tipo de moradia, resolver burocracias… Parece simples, mas requer tempo, por isso, planeje-se. Algumas agências indicam o mínimo de três meses para se organizar para realizar um intercâmbio.

  1. Fazer amizades apenas com brasileiros

Quando você decide realizar um intercâmbio provavelmente quer aprender um novo idioma. Isso não será possível se você estiver todo o tempo falando português com outros brasileiros. Eu sei que é um alívio poder se comunicar e compreender o que os outros falam, mas não limite seu círculo de amizade a brasileiros apenas. Conheça pessoas de outras nacionalidades, abra a mente para novas culturas e pratique o novo idioma.

  1. Intercâmbio não é o mesmo que viajar a turismo

Conhecer um novo país é prazeroso, poder morar nele por um tempo é ainda mais. Entretanto, não confunda as coisas: fazer um intercâmbio não é o mesmo que viajar a turismo. Você terá compromissos e obrigações para realizar, tais como ir as aulas ou trabalhar – caso vá para um intercâmbio social. É claro que nada te impede de conhecer novos lugares durante seu tempo no país, porém, tenha em mente que se quiser colher bons resultados do seu investimento deverá se dedicar para isso.

Recomendaria, se possível, separar alguns dias antes ou depois das aulas / trabalho voluntário para viajar.  Caso não seja possível, vá nos finais de semana. Mas, certifique-se de sempre deixar suas tarefas em dia, assim, você viajará com a consciência mais tranquila.

Leia mais: Comparando dois intercâmbios: um para estudar e outro voluntário social

  1. Não se desconectar

Vivemos conectados o tempo todo, seja através do wifi ou 3G estamos quase 24h por dia online. Durante seu intercâmbio tente se desconectar um pouco para poder aproveitar mais do lugar onde você está. Não precisa esquecer dos seus amigos ou familiares que estão longe, apenas tenha o cuidado de viver a vida real, curtir o momento.

Dê notícias para a família com regularidade, porém, não passe todo o tempo cogitando hipóteses do que eles estão fazendo. Aproveite seu intercâmbio para estudar e se divertir. A imersão cultural completa é necessária nesse processo.

  1. Não ser flexível

Manter-se inflexível durante um intercâmbio é um dos piores erros que você pode cometer. Quem decide morar um tempo em outro país deve abrir a mente para novas experiências, para isso, jogo de cintura é fundamental. Portanto, não deixe de fazer algum programa bacana por “frescura” ou receio do diferente. Algumas vezes, durante o intercâmbio, seus planos não darão certo e tudo bem! Você aprenderá a lidar com as adversidades e isso só contribuirá para o seu amadurecimento.

Não tenha medo de viver novas experiências. Só preste atenção para não cometer os sete erros comuns de um intercâmbio! Evitando-os você aproveitará muito mais seu intercâmbio.

Imagem destacada: Copastur

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here