O que fazer no Rio de Janeiro com chuva é uma dúvida constante de quem decide visitar a cidade e se depara com o mau tempo. Por isso, eu resolvi escrever este post sobre o que fazer no Rio de Janeiro com chuva.

Até porque, sejamos sinceros, o que não falta por aí são dicas do que fazer com 40ºC, agora, e quando você planeja aquela super viagem e o tempo te surpreende? O que fazer no Rio de Janeiro com chuva?

Abaixo estão listados alguns pontos “turísticos” bem legais para conhecer nessas ocasiões.

  • Museus

Você sabia que o Rio de Janeiro está repleto deles? No centro da cidade existem vários, com destaque ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural dos Correios, Paço Imperial, Centro Cultural Justiça Federal e o Museu de Arte do Rio.

Se liga porque a entrada na maioria deles é de graça! O meu xodó é o CCBB, eles estão sempre com boas exposições e eventos incríveis, vale a pena conferir a programação no site deles.

Rio de Janeiro em dias de chuva
Foto: CCBB Rio de Janeiro.
  • Igrejas

Tudo bem, para a maioria das pessoas esse é um passeio dispensável quando estão viajando a turismo. Mas você já considerou conhecer a Igreja da Candelária? Ela está localizada no centro do Rio de Janeiro, sua beleza por fora não reflete nem 1% do que ela é por dentro. Turismo religioso não é muito a minha, mas conhecer a Candelária me encantou! Lembro que fiquei de boca aberta porque não esperava uma riqueza tão grande de detalhes.

Outra dica é o Mosteiro de São Bento. Passeio agradável, com belas surpresas e muita beleza.

Já a Igreja da Penha eu recomendo deixar para os dias ensolarados, afinal, o ponto alto do lugar é a vista das redondezas.

  • Confeitaria Colombo

Também localizada no centro da cidade, a confeitaria é famosa por ser uma das primeiras no Rio de Janeiro, fundada em 1894. Seu interior ainda preserva a atmosfera de anos atrás, com destaque para o teto, que é extremamente lindo e símbolo da confeitaria. É um dos lugares com mais história na cidade. Em dias de chuva mais friozinho é uma ótima alternativa para um café no fim da tarde.

O horário de Funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19:30h – horário de verão – e das 9h às 19h – fora do horário de verão. Aos sábados e feriados, abre das 9h às 17h. Fechada aos domingos.

Vale lembrar que no Forte de Copacabana também existe uma Confeitaria Colombo, porém, a, talvez, mais turística seja a do centro.

  • Theatro Municipal

Com chuva ou sem é um ponto turístico que vale a visita. Reserve algumas horas para se maravilhar não só com o Theatro, mas também com seus arredores. É possível fazer um tour guiado dentro do Theatro, porém é pago, no valor de R$10 para pouco mais de uma hora. A minha dica é ficar de olho na programação e ir conhecê-lo durante algum show. Há um tempo eles estavam com sessão de ópera no meio-dia por R$1.

  • Bibliotecas e Livraria

Se você gosta de livros como eu, por favor, não deixe de visitar as atrações que eu menciono aqui! É claro que o Rio de Janeiro preserva muitas outras boas livrarias e bibliotecas, mas essas são especiais em dimensão e história.

A primeira delas é a Biblioteca Nacional. Localizada em frente ao Theatro Municipal, a biblioteca ainda está em processo de reforma de sua fachada, porém ela conserva em seu interior os maiores patrimônios literários do Brasil! Você sabia que pelo menos um exemplar de cada livro lançado no país deve ser destinado à biblioteca? Só por esse quesito já dá para imaginar o tamanho e riqueza de seu acervo. Para fazer o tour gratuito é necessário agendar com antecedência, dura quase uma hora e te garanto: vale a pena!

Já se você estiver interessado em comprar livros, não deixe de visitar a Livraria Cultura – Cine Vitória, na Rua Senador Dantas 45, Centro do Rio de Janeiro. Sério! São andares de livros, um mais maravilhoso que o outro! Se quiser, você pode sentar-se em algum dos sofás e ficar lendo algum exemplar… É um ótimo passeio para um dia de chuva! E não, isso não é propaganda, é uma dica mesmo. 😉

  • Academia Brasileira de Letras

Por fim, mas não menos importante, existe a Academia Brasileira de Letras. Localizada na Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo. Eu não entendo o porquê de a maioria dos blogs/guias de viagem não recomendarem a ABL, sério! É um passeio imperdível para qualquer amante de literatura ou não. A riqueza de detalhes é surreal, sem contar na história. É fantástico imaginar que por ali passaram grandes nomes da literatura nacional como Machado de Assis ou Ferreira Gullar.

Academia Brasileira de Letras
Academia Brasileira de Letras.

Existe no local o tour guiado, de graça! A única exigência é agendar com antecedência através do telefone (21) 3974-2526 ou pelo e-mail visita.guiada@academia.org.br. Os horários disponíveis são todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 14h às 15h, e é preciso ser maior de 12 anos.

Para mim, é o melhor tour em “museu” no centro histórico do Rio, porque (desculpe vou acabar com a surpresa) são atores caracterizados que relembram a época de fundação da ABL. Preciso repetir que você deve ir?

Entre tantas belezas naturais, o Rio de Janeiro esconde também os passeios culturais ou gastronômicos que são perfeitos para aqueles dias de chuva. Mas tudo bem, não tem problema! A cidade consegue ser versátil e te conquistará do mesmo modo!

Imagem destacada: Pixabay

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here