Me transformei na fissurada pela Dinamarca, mesmo sem ter conhecido o país. Prova disso, é que recentemente li três livros sobre a Dinamarca, de tanto que gostei de aprender sobre a cultura do lugar.

Abaixo dou a dica de três livros sobre a Dinamarca que você pode ler em 2018. Todos têm em comum a leitura fácil e curiosidades interessantes sore o país mais feliz do mundo.

No Youtube: 3 livros sobre a Dinamarca

Se você não quiser ler, também gravei um vídeo contando dos três livros sobre a Dinamarca. Nele, digo um pequeno resumo de cada um e minhas considerações sobre eles. E mesmo se não quiser ver, pelo menos deixa um like para me incentivar a gravar mais! 😊

O segredo da Dinamarca – Helen Russell

Já escrevi sobre esse livro aqui e aqui. Ele foi o primeiro que li sobre a Dinamarca e o que me despertou a curiosidade para continuar buscando conteúdos sobre o país.

Em “O Segredo da Dinamarca” Helen Russell conta como foi morar um ano no norte do país. A jornalista trocou a vida movimentada de Londres por uma pacata cidade na Dinamarca porque seu marido recebeu uma oferta de emprego irrecusável na Lego, que inclusive é uma companhia dinamarquesa.

Além das histórias de sua vida pessoal, Helen tenta desvendar porque a Dinamarca é o país mais feliz do mundo. E com o álibi de ser uma jornalista trabalhando como freelance para jornais ingleses, ela consegue entrevistar dinamarqueses importantes que a ajudam responder tal questão.

No livro Helen também conta o que os dinamarqueses costumam fazer para serem felizes, como confiar nas pessoas, usar mais o corpo e ficar hygge (que eu expliquei nesse post).O segredo da Dinamarca

The little book of hygge – Meik Wiking

Meik Wiking é CEO do Instituto de Pesquisa de Felicidade, em Copenhagen. Ou seja, ele estuda felicidade no país mais feliz do mundo – o trabalho perfeito. Brincadeiras a parte, Meik descreve no livro “The little book of hygge” um dos aspectos que mais deixam os dinamarqueses felizes, o hygge.

Fiquei tão curiosa sobre o assunto que foi inevitável não ler esse livro que uma amiga, que já morou na Dinamarca, me indicou. Para entender o que é hygge, é melhor ler esse post que, modéstia parte, está bem completo!

O lado ruim do livro é que ele não foi traduzido para o português. Logo, quem se interessar deve encarar lê-lo em inglês, ou se for o caso, em dinamarquês mesmo. Por consequência, o preço no Brasil também não é barato. Eu paguei quase R$60 já com frete incluso pela Amazon, mas já vi que na Europa custa bem menos.

the little book of hygge
Foto: Kids of the Wild

Crianças dinamarquesas – Jessica Joelle Alexander e Iben Dissing Sandahl

Eu nunca tinha parado para pensar em como as crianças brasileiras são criadas até ler esse livro. Foi inevitável não comparar a criação dinamarquesa com a minha própria. É claro que não existe um jeito certo de criar os filhos, mas aprender com o povo mais feliz do mundo é um modo muito esperto de tentar adaptar alguns aspectos para criar crianças mais capazes.

Em “Crianças dinamarquesas” as autoras Jessica e Iben descrevem o método dinamarquês de educar os filhos. Como Jessica é uma americana casada com um dinamarquês, muitos aspectos do livro comparam a criação infantil entre os dois países, sem demostrar que uma é melhor que a outra, apenas frisando as diferenças entre elas.

Iben, por outro lado, é uma psicoterapeuta dinamarquesa. Com isso, tem base teórica e empírica para explicar o que as pessoas mais felizes do mundo sabem sobre criar filhos confiantes. O método não é via de regra, mas também acaba explicando um pouco mais sobre a cultura do país.

Crianças dinamarquesas
Foto: Leitoras Inquietas

Todos esses livros sobre a Dinamarca têm em comum as curiosidades sobre o país mais feliz do mundo. Eles abriram meu horizonte, me mostraram métodos para tornar meu ambiente mais aconchegante, além de apresentarem as diferenças culturais que tanto me fascinam.

Encerro as leituras de 2017 com os livros sobre a Dinamarca. Para o próximo ano vou ler mais sobre o Oriente Médio. E acho que você já percebeu, mas ler é uma das formas mais econômicas de viajar. E se quiser mais indicações, aqui indico 10 livros para viajar sem sair de casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here