Índia além do olhar é escrito pela professora Marleine Paula Marcondes sobre sua viagem de 20 dias pelo país, como parte do seu trabalho de campo em Relações Internacionais pela ESPM. Em suma, o Índia além do olhar é bastante informativo, explica um pouco da história e costumes indianos. Mas, muitos dos dados expostos são frutos de pesquisas e não de experiências próprias.

livro de viagem na índiaA autora divide o livro em quatro partes:

I – Aspectos gerais, Economia Indiana e História da Índia

II – Cidades (Urbes)

III – Sociedade (Civitas)

IV – Cultura

No prólogo ela explica que elaborou o livro de modo que a narrativa passasse das cidades para a civilização. Entretanto, decidiu incluir a cultura para abordar a respeito da literatura, medicina, culinária e cinema indianos.

Como um todo, o livro é uma boa introdução para quem deseja aprender um pouco mais sobre a Índia. Soube de várias curiosidades e entendi a história bem resumidamente dos indianos.

Leia mais: 10 livros para inspirar suas próximas viagens

Índia além do olhar não é um diário de bordo

Apesar de ter sido elaborado após uma viagem, o livro não é um diário de bordo ou relato da autora pelo país. Pelo contrário. É mais uma abordagem introdutória do que é a Índia, como é sua cultura e como vive seu povo.

As impressões pessoais da autora estão mais concentradas na terceira parte, quando ela fala da sociedade e apresenta a Índia além do olhar. Nesse capítulo ela comenta, principalmente, sobre as cidades que conheceu e os contrastes sociais que observou. Marleine cita, por exemplo, que em Mumbai a residência de 27 andares do homem mais rico da Índia fica ao lado de casebres, cujas condições de higiene são precárias.

Ao abordar sobre a cultura, na parte quatro, a autora compara os aspectos culturais a novela “Caminho das Índias”, exibida pela Rede Globo em 2009. Para quem acompanhou a novela é muito interessante essa relação. Como eu não vejo televisão, achei bom que a autora contextualizou a trama para compará-la a cultura indiana, isso fez total diferença.

Índia além do olharVale a pena ler?

O livro contém 180 páginas e a leitura é muito fluída – eu mesma li tudo em um só dia. Tem partes que eu não concordei com o pensamento da autora e com suas opiniões, mas foi interessante ler um posicionamento contrário ao meu.

Por outro lado, também achei que alguns parágrafos (e páginas) foram mais do mesmo. A todo momento ela relembrava algo que já havia mencionado e explicava isso novamente. As últimas páginas do livro são receitas de pratos típicos indianos, que ainda não defini se gostei ou não, mas acho que não era necessária essa parte.

Índia além do olhar vale a pena para quem deseja entender sobre o país ou ter uma abordagem geral do que é a Índia. Só não espere dados tão surpreendentes, pois quase todos estão disponíveis online. Também achei que a revisão poderia ser mais criteriosa, já que observei alguns erros gramaticais. No geral, é uma boa introdução sobre um dos países mais fascinantes do mundo.

Leia mais: Três cidades que são cenários de clássicos da literatura

Informações

Índia além do olhar

Editora: Ateliê Editorial

Preço: R$ 35

Gênero: Descrição e viagens

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here