Areia branca, mar azul, águas cristalinas. Descrição típica do caribe. Em Curaçao não é diferente, o tom de azul é surreal, nada se compara. Deixou o mar de São Miguel dos Milagres para trás em quesito transparência, mas o Alagoas ainda está entre meus destinos de praia favoritos. Apesar de a água não ser tão quentinha quanto em Cartagena, ela não chega a ser tão gelada igual a de Arraial do Cabo, por exemplo. É como se ficasse no meio termo que não deixa a desejar.

DCIM100GOPRO

  • Atividades aquáticas

Em Curaçao pode-se fazer mergulhos com cilindros ou snorkel, uma vez que a visibilidade da água é excelente. Nas praias vi várias pessoas com seus equipamentos indo mergulhar.

  • Transporte

Um item que facilitará muito sua vida na ilha caribenha será alugar um carro. Existe sim transporte público, mas os horários e rotas não são tão acessíveis. Conheci um casal de Belém que estava por lá sem alugar carro, porque estavam com medo de se perderem já que o GPS na ilha não funciona muito bem, entretanto, dependiam do ônibus que sempre atrasava. Táxi é muito caro, são poucas opções e os pontos são em lugares estratégicos. Se você quiser mais mobilidade, alugue um carro.

Pode ser por meio da própria companhia aérea, e não é necessário ter carteira de motorista internacional, a brasileira é aceita em todo o território. As locadoras de carro estão no único aeroporto do país, Hato Internacional, localizadas a direita, saindo da área de desembarque, a pouco menos de dois minutinhos de caminhada apenas. O carro que alugamos era o mais econômico disponível e foi suficiente para suprir todas nossas necessidades de locomoção por lá.

IMG_1075
As estradas do país.

  • Hospedagem

Eu fiquei hospedada em Willemstad durante toda a viagem e não recomendo. Se eu pudesse opinar diria para ficar alguns dias em Willemstad, e outros em algum hotel com praia por perto. Assim, sua estadia será mais proveitosa. Para irmos as praias do Norte eram, em média, 40 minutos dirigindo, nem todos os dias queríamos encarar a estrada, por isso, ficar alguns dias em um resort e outros na capital pode ser uma boa.

  • Praias

É importante saber que nem todas as praias de Curaçao são públicas, para a maioria é preciso pagar um ingresso de $5 a $7 dólares por carro. As praias particulares possuem boa infraestrutura, com restaurantes, bar, banheiros e até Wi-Fi.  Porém, as praias públicas, mesmo sem todas essas comodidades, são bem mais bonitas.

As espreguiçadeiras também podem ser alugadas nas praias, tanto particulares quanto públicas, paga-se cerca de $3 por unidade, o benefício é não ficar deitada com a canga sobre várias pedrinhas.

As praias mais bonitas ficam no Norte do país, de Willemstad são cerca 44km ou 40 minutos quando você já conhecer o caminho… A primeira vez que fomos a Kenepa Grandi (a praia pública mais bonita e conhecida) levamos 1h porque nos perdemos.

O guia de praias de curaçao você pode conferir nesse post, tudo está bem explicadinho.

IMG_4113
Kenepa Grandi

  • Quando ir

O ano todo, a média de temperatura é de 28ºC. Curaçao não está na rota de furações, então é menos uma preocupação na hora de planejar sua viagem.

A alta temporada vai de dezembro a fevereiro, onde os hotéis estarão mais cheios e os preços, consequentemente, mais altos. De julho a agosto há poucos dias de chuva e muito calor, mas também é alta temporada.

Eu visitei o país na semana que antecedia o carnaval aqui no Brasil, entretanto, por lá a folia já estava rolando. A data é uma das mais festejadas em Curaçao. É interessante ver como outros países celebram o carnaval. Todos os moradores comentavam alegres sobre a festa, sempre muito felizes e empolgados. A propósito, as passistas não sabiam sambar o que era bem engraçado.

  • O que fazer

Além de conhecer as praias, há a opção de conhecer a capital Willemstad com suas casinhas coloridas. Reserve pelo menos um dia para passear pelas ruas da capital e conhecer os atrativos de Punda e Otrobanda. Uma dica é comprar frutas no mercado flutuante em Punda. Os vendedores vão da Venezuela até Curaçao para abastecer a ilha com frutas, legumes e verduras, os produtos são vendidos no próprios barcos.

Em Curaçao existe um aquário com espetáculos diários sobre a vida marinha, há a opção de nadar com golfinhos, tocar em tubarões ou ver um leão marinho. O Seaquarium Curacao fica a 5 minutinhos de carro de Willemstad. Mas, se eu puder dar uma sugestão seria: com tantas praias bonitas no país, não vá para aquários colaborar com o turismo animal não, tá? Vá aproveitar a praia ao lado do Seaquarium, a Mambo Beach, cujo acesso é pago e tem as melhores festas da região.

Apesar de ser um país, Curaçao poderia se passar facilmente por uma cidade devido ao seu tamanho. Logo, dá para conhecê-lo do norte ao sul na mesma viagem.

A vida noturna, por outro lado, não é o forte de Curaçao. Há uma boa variedade de bares e restaurantes, que são as opções eleitas pelos visitantes como bons programas noturnos. Quem gosta de mais agito deve conhecer Mambo Beach, o bar na praia que faz mais sucesso no país. Local ideal para curtir festas com pista de dança e Dj.IMG_4085

Clicando aqui você acessa o post com todas as informações sobre as praias de Curaçao!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here