Quem me conhece sabe que eu amo estudar idiomas, tanto que já encarei o alemão, italiano, inglês e espanhol. Mas, é durante as viagens que busco praticar o que aprendi em sala de aula. Pensando nisso e com a ajuda do Vinícius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa, reuni algumas dicas para quem deseja estudar um novo idioma.

Sabe o melhor? Você não precisa viajar com frequência para ser fluente em um novo idioma. É claro que, estudando, você terá mais confiança e irá sentir mais firmeza para interagir e aproveitar cada momento quando viajar. Consequentemente, ao estudar uma língua estrangeira você viajará sem ter tantos problemas com o idioma!

Pesquise sobre a cultura

Investigue como os falantes se comportam e como eles interagem socialmente. Aspectos relacionados à privacidade, assuntos proibidos ou inapropriados e linguagem corporal são fundamentais para uma comunicação eficiente. Comunicar-se bem vai muito além do conhecimento de vocabulário e gramática.

No vídeo abaixo, você entende como os italianos falam com as mãos. Bom exemplo de porque pesquisar sobre a cultura para conseguir entender mais sobre o novo idioma.

 Aumente seu contato com o novo idioma

Mesmo antes de viajar tente incluir o novo idioma na sua rotina. Através de pequenas mudanças, a língua estrangeira pode entrar na sua vida de maneira mais direta, aumentando a segurança e o conforto ao se comunicar.

Alguns exemplos de mudanças para aumentar o contato com o novo idioma:

– Mude a configuração do seu celular para o idioma do país que você vai visitar.

– Faça anotações pessoais, como lista de compras e pendências, na língua que você quer aprender.

– Mude o idioma principal do seu computador e privilegie leituras e programas de televisão na língua estrangeira.

– Ouça músicas e monte playlists com os sucessos do país que você deseja conhecer.

– Veja filmes, séries ou vídeos no Youtube com áudio e legenda no idioma que você está estudando.

Anote os termos relevantes e de difícil compreensão

Selecione os termos e expressões que aparecem nos estudos, filmes e músicas, que você tenha dificuldade e mantenha um registro que possa ser rapidamente acessado. Tente focar na língua usada em interações informais e agrupe-as de acordo com a sua função (negociar, começar uma conversa, expressar interesse, discordar, etc).

Leia mais: Aprender espanhol durante o intercâmbio no Peru

novo idioma
Foto: Pixabay

Leia tudo o que puder

Baixe livros, acompanhe jornais e revistas, procure por artigos que te interessem, tudo no idioma que você está estudando. Ler é uma ótima ferramenta para saber como escrever bem, além de ser uma alternativa para aprender vocabulário.

Uma dica que da certo pra mim é ler livros infantis. Tento sempre baixar livros de crianças no idioma que estou estudando porque assim consigo aprender novo vocabulário e não ficar perdida na história.

Fale com amigos ou sozinho

Pratique o novo idioma conversando com seus amigos, conhecidos ou até mesmo sozinho. O mais importante é falar, sozinho ou não, no novo idioma para praticar. Esse método ajuda a memorizar frases e a pronunciar palavras corretamente.

Para estudar uma língua estrangeira é preciso ter muita dedicação. Viajar ajuda muito para adquirir prática no novo idioma, mas estudar no dia-a-dia é tão importante quanto.

Imagem destacada: Pixabay

Esse post teve a colaboração do Vinícius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa, que me enviou a sugestão de pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here