Como chegar a Cachoeira do Roncador, em Cachoeiras de Macacu, pode ser um pouco difícil para quem não conhece a região. O mais recomendado, nesse caso, é tentar ir a Cachoeira do Roncador com alguém que já tenha ido ao local.

Como um tesouro natural no interior do Rio de Janeiro, Cachoeiras de Macacu oferece boas opções de cachoeiras e poços d’água para banho.  Muitas delas estão escondidas na mata e o acesso só pode ser feito através de trilhas, como é o caso da Cachoeira do Roncador.

Como chegar a Cachoeira do Roncador

A Cachoeira do Roncador está localizada no bairro do Faraó, pouco antes do centro da cidade. Quando estiver na RJ-116 pegue a saída para a Estrada Antônio José 4.250, ao lado do Bar do Araújo, e siga por 20 minutos, cerca de 7,5km, até a Praça de Faraó.

Você reconhecerá instantaneamente a praça, já que conta com uma Igreja, alguns barzinhos do lado direito, como Bar Fé em Deus, e um poço, onde crianças costumam brincar, do lado esquerdo perto do Quiosque Point do Verão.

Praça de Faraó Cachoeiras de Macacu
Praça de Faraó, em Cachoeiras de Macacu

Pouco após a praça haverá uma bifurcação onde uma pequena placa informa como chegar a Cachoeira do Roncador. Siga, então, pela rua a esquerda por mais 2km, ou até o fim da estrada – literalmente.

A estrada para a Cachoeira do Roncador termina em uma propriedade privada. Então, tente não estacionar seu carro em frente a porteira ou deixá-lo impossibilitando a passagem na rua, que é estreita.

O acesso a Cachoeira do Roncador

Para finalmente chegar a Cachoeira do Roncador você precisa descer por uma trilha íngreme e escorregadia, que fica atrás de um corrimão feito de bambu na estrada, esse da foto abaixo.

descida cachoeira do roncador
Esse bambu marca a descida para a trilha

Existem duas trilhas que dão acesso a Cachoeira do Roncador: uma que vai até a nascente da cachoeira, que é a maior queda d’água, e outra que dá ao poço. Nós fomos na segunda e tivemos a cachoeira só para nós. No meio da trilha de descida há uma bifurcação, a direita chega-se a queda d’água, a esquerda ao poço.

A trilha é muito íngreme e escorregadia, além de não ser sinalizada pois fica no meio da mata. Quem desce de sandálias havaianas tem maiores dificuldades, já que elas escorregam ainda mais. Achamos a descida pior que a subida, porque não dá para se apoiar muito ao descer.

Como é a Cachoeira do Roncador em Cachoeiras de Macacu

Como fomos ao poço da Cachoeira do Roncador tivemos muita privacidade, afinal, a cachoeira era só nossa.

No poço há pequena queda d’água que percorre uma grande pedra terminando em uma pequena piscina. Não é fundo por ali, a água batia na minha cintura. Creio deva ter aproximadamente 1,10m ou 1,20m de profundidade.

Dica: Passe muito repelente! Por ficar no meio da mata, a cachoeira tinha muitos mosquitos. Alguns ficam boiando na água e era preciso espantá-los.Cachoeira do Roncador

Esse é um belo lugar para conhecer em Cachoeiras de Macacu. Tanto que a Debora, do blog Diário de uma viajante, listou essa cachoeira e outras nesse post com o roteiro de dois dias pela cidade.

Como chegar a Cachoeira do Roncador requer um pouquinho de paciência com a estrada esburacada e falta de sinalização. Mas, vale a pena pela beleza e tranquilidade do lugar.

Imagem destacada: Paula Carolina, que junto com o Bruno, toparam ir comigo encarar essa aventura de conhecer uma nova cachoeira. Obrigada, amigos!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here