O que fazer quando chove em Maragogi durante a viagem? Conhecida como “Caribe Brasileiro” a última coisa que se espera é que chova em Maragogi justamente nos dias que você se planejou para conhecer o paraíso.

Era 18 de dezembro. O voo foi antecipado com sucesso, chegada ao aeroporto de madrugada e a novidade não prevista? Chuva!

DCIM100GOPRO
Durante o passeio as Piscinas Naturais com chuva.

O que fazer quando chove em Maragogi durante a viagem

De Maceió a Maragogi são 140km, mais ou menos duas horas de trajeto. A estrada não é bem sinalizada, de via única, é pouco iluminada e possui inúmeras curvas, onde os canaviais compõem a paisagem.

Se a única alternativa for fazer esse trajeto a noite, considere a opção de contratar um transfer. Nós fomos com a empresa Costazul Turismo, o atendimento deles é impecável, os motoristas são simpáticos e prestativos, sem contar que as vans são limpas e confortáveis.

Chegamos a Maragogi por volta das 5h30 da manhã. Quem nos recebeu foi uma chuva que não caía desde agosto na região. Nos hospedamos na Pousada Verdes Mares, com ótimo custo benefício. Tinha café da manhã incluso e ficava a cinco minutinhos a pé da rua mais movimentada da cidade, onde fica a orla.

IMG_3798
Entrada da Pousada Verdes Mares.

Leia mais: Dicas sobre Maragogi

A praia principal da cidade, chamada de Praia de Maragogi, não é boa. Apesar de ser bonita não vale um banho. Há esgoto correndo a céu aberto por ali, sem contar nos vários barcos que ficam ancorados. Logo, a melhor alternativa é desbravar o litoral norte ou sul de Maragogi.

IMG_3783
Praia de Maragogi.

Entenda Maragogi

A cidade, que inicialmente era uma vila de pescadores, ainda conserva seu ar de interior. Para se ter uma ideia, o turismo começou a se desenvolver por ali nos últimos dez anos. É tudo muito recente. A nível de curiosidade, Maragogi é o nome de um rio que banha o local. Segundo historiadores provém de Marahub-gy ou rio das Maraubas, outras interpretações traduzem Mair-aqui-gy-po como rio livre, amplo.

Por lá o difícil é não se encantar. Passamos dois dias, e eu não recomendo, porque foi pouquíssimo tempo. O ideal é ficar pelo menos quatro dias. Por esse motivo, o passeio às Galés de Maragogi aconteceu mesmo com chuva. Aquele era o único dia que estaríamos por lá e que teria esse passeio.

As Galés são as Piscinas Naturais formadas por recifes de corais, e são chamadas assim por abrigarem três piscinas naturais, as quais são as Galés Principais localizadas na frente do Salinas Maragogi, as Piscinas de Taocas na frente da praia de Maragogi, e Barra Grande que fica na praia de barra grande.

Passeio às piscinas naturais com chuva em Maragogi

Além disso, convenhamos que ir a Maragogi e não conhecer as Piscinas Naturais é a mesma coisa que não conhecer Maragogi, certo?

Fomos às Galés Principais com maré de média para alta, estava em torno de 0.6, o que significa que a água batia no peito e não no calcanhar como as fotos propagandas do lugar mostram. O lado bom é que foi um passeio quase exclusivo, porque nosso barco tinha capacidade de 80 pessoas e transportava apenas 8. Mesmo com chuva, a beleza é incrível. Os recifes de corais cercam as piscinas, mas atenção: não se pode pisar neles porque levam anos para se reconstruírem.

Há, também, vários peixinhos que nadam no meio das pessoas. Os fotógrafos aquáticos dos barcos possuem um truque para chamar a atenção deles na hora da foto, colocam a mão sobre a água e todos os peixinhos vão para aquele local. Um dos fotógrafos me disse que tal mágica acontecia porque “é a mão do alagoano”, entretanto, eu vi aquela mesma mão cheia de pão alimentando os peixes, o que é proibido.

DCIM100GOPRO
“É a mão do alagoano.”

O embarque para o passeio às piscinas naturais de Maragogi

Nosso passeio às piscinas saiu na parte da tarde, pois seria o horário com a maré mais baixa do dia. Não há píer em Maragogi, então os barcos saem de pontos de apoio localizados na orla da cidade. O nosso saiu de um restaurante com uma ótima estrutura. São 6 km mar adentro para chegar até as piscinas, mas é bem rápido. Os passeios duram em torno de três horas e serviços opcionais são oferecidos, tais como máscara de snorkeling, fotos subaquáticas e mergulho com cilindro.

DCIM100GOPRO
Embarcando.
Barco praticamente vazio.

A vida noturna, por outro lado, não é tão agitada. Há uma boate na rua principal da cidade, que eu não fui, então não posso garantir se é boa ou não. Em compensação existem vários (e bons) restaurantes nessa mesma rua. As opções variam de peixes a pizzas assadas em forno a lenha. Há também diversas lojinhas de artesanatos locais, boa alternativa àquelas compras de presentes para parentes ou amigos.

De uma coisa eu tive certeza: o que fazer quando chove em Maragogi durante a viagem não é um problema tão grande quanto parece. Se com chuva a cidade já encanta, imagina com céu azul.

Reserve pelo Booking e ganhe R$40 de desconto!

Se você for fazer sua reserva pelo Booking, para a pousada que eu indiquei ou qualquer outro hotel do mundo, use o link https://www.booking.com/s/8fe46e22 e ganhe R$40 de desconto! Além disso, você pode reservar sua hospedagem aqui pelo blog, o ícone fica na barra lateral. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o As viagens de Trintim a se manter no ar!

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here