Já escrevi vários artigos aqui sobre literatura. Dessa vez a dica envolve viagens + livros, tem combinação melhor?

Leia mais: 10 livros para inspirar suas próximas viagens

Creio que você já sabe, mas toda obra literária precisa de um cenário para se ambientar, seja ele fictício ou não. E é graças a literatura que algumas cidades se transformaram em atrativos turísticos. Suas ruas, que outrora foram inspiração de grandes autores, hoje são referências de leitores ávidos por conhecer pessoalmente os locais onde os personagens viveram seus enredos.

Reuni nesse post três cidades que são cenários de clássicos da literatura. Para que você que como eu AMA viajar e ver os locais que antes você só conhecia através das páginas do livro.

Paris – O corcunda de Notre Dame

Consigo listar pelo menos dez livros que eu já li e que são ambientados em Paris. Entretanto, como o post é sobre as cidades que são cenários de clássicos da literatura, decidi citar “O corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo.

Vista lateral de Notre Dame, foto da minha viagem a Paris em 2011.

Para quem não conhece a história, “O Corcunda de Notre Dame” se passa na Paris de 1482. O personagem principal, Quasímodo, é um homem marginalizado, feio e corcunda, que vive trancado na Catedral de Notre Dame.

Todo o enredo acontece na Catedral e nos locais ao seu entorno. Tais como a Île de la Cité e o Palácio da Justiça que, naquele período, centralizava o governo da cidade. Na obra, Victor Hugo não se limita a descrever somente os cenários. Mas, ilustra historicamente a sociedade da Paris medieval e os contrastes entre seus personagens.

Foto: Wikimedia Commons

“O Corcunda de Notre Dame” virou animação da Disney em 1996, logo, é mais uma alternativa para poder conhecer a história. Quanto a cidade, verdade seja dita: referências não faltam para descrever Paris, desde filmes a animações.

Madrid – Dom Quixote

Escrito por Miguel de Cervantes, “Dom Quixote” ilustra a figura de um nobre espanhol que já em idade avançada, passa a ter alucinações depois de ler com frequência os romances de cavalaria. Por acreditar nas histórias que lia, ele decide também se transformar em um cavaleiro e vai encarar o mundo na companhia de seu fiel escudeiro, Sancho Pança.

Apesar de o clássico não abordar diretamente uma única cidade espanhola, é leitura quase obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais da Espanha e ama ficção. Até porque “Dom Quixote” foi considerado a maior obra ficcional já produzida pelo Clube do Livro Norueguês!

Em Madrid há uma referência explícita a “Dom Quixote”: uma estátua dele e de Sancho Pança que fica localizada na Plaza de Espana. Obviamente, o local é bastante procurado por visitantes de todo o mundo.

Foto: Wikimedia Commons

Verona – Romeu e Julieta

Não fosse por William Shakespeare, Verona seria apenas mais uma cidade charmosa no Vêneto. Porém, atualmente, suas ruas vivem lotadas de turistas que vão a suposta casa de Julieta para pedir bênçãos ao amor e conhecer o cenário da história de romance que, provavelmente, é a mais famosa da humanidade.

Leia mais: Verona, a cidade dos apaixonados

A icônica história de Romeu e Julieta você já deve conhecer: um casal que mantém o relacionamento amoroso mesmo contra a vontade de suas famílias. O trágico fim evidencia ainda mais que:

“Estas alegrias violentas têm fins violentos

Falecendo no triunfo, como fogo e pólvora

Que num beijo se consomem. ”

(William Shakespeare)

Diz a lenda que tocar o seio direito da estátua de Julieta trás sorte no amor…

Além de ser a cidade sede do romance shakespeariano, Verona possui um charme que é só dela. Inclusive, o melhor sorvete que já provei na Itália foi por lá. Mas, caso sua única intenção de visitá-la seja conhecer a casa de Julieta, tenha em mente que ela pode estar lotada de turistas.

Para saber mais sobre as cidades citadas aqui, ver o que fazer, onde comer ou quais atrações turísticas visitar, leia os posts abaixo:

Madrid – 5 dias na capital espanhola

Roteiro para aproveitar o melhor de Paris

Hotel Minerve: Hospedagem em Paris

Paris – França

E não esqueça: se você fizer sua reserva pelo Booking use o link https://www.booking.com/s/8fe46e22 e ganhe R$40 de desconto! Além disso, você pode reservar sua hospedagem aqui pelo blog, o ícone fica na barra lateral. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o As viagens de Trintim a se manter no ar!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here