Viajar sozinha é maravilhoso. Mas, acontece que, assim como tudo na vida, também existem os prós e contras de viajar sozinha.  Tem pessoas que só veem o lado ruim de embarcar numa aventura sem companhia. Outras só pensam nos pontos positivos.

Para te ajudar a chegar numa conclusão sobre o tema, ou pelo menos te instigar a pensar no assunto, elaborei uma pequena lista de 10 prós e contras de viajar sozinha.

Prós de viajar sozinha

  1. Liberdade! Viajar sozinha te dá a liberdade de ir onde quiser, ficar hospedado onde preferir e seguir o roteiro de sua preferência.
  1. Nova amizades! Quando você viaja sozinha e está disposta a conversar com estranhos, logo faz novas amizades. O papo pode começar com “que horas são?” e terminar com vocês marcando de se encontrar em outro lugar do mundo.
  1. Flexibilidade! Como o roteiro de uma viagem sozinha fica a seu critério, você pode ter mais flexibilidade para alterá-lo.

    Viajar sozinha pela Patagônia
  1. Tempo! Você pode demorar a acordar que ninguém irá reclamar contigo por “estar perdendo o dia”. O tempo, e consequentemente o que fazer com ele, fica sob sua administração.
  1. Ser turista! Você pode decidir para onde ir, quando ir, se quer ou não fazer os passeios turísticos. E ninguém pode brigar contigo por, por exemplo, ir a Paris e não ver a Torre Eiffel se você não quiser.
  1. A viagem é sua! A responsabilidade de realizar a viagem é sua e você pode fazer o que quiser durante a sua viagem. Sem cobranças externas.
  1. Não precisar de companhia para ir ao seu destino dos sonhos! Muitas pessoas, assim como eu, viajam sozinhas porque cansaram de esperar a companhia de amigos ou familiares. Às vezes as agendas não coincidem e a viagem acaba não acontecendo. Se você decidir viajar sozinha não terá esse problema.
  1. Amadurecimento! Viajar sozinha provoca muitas mudanças na gente, uma delas é o amadurecimento. Você acaba percebendo que pode ser melhor. Muda seus conceitos de vida e, com isso, cresce muito com as experiências que viajar sozinha te proporcionou. 
  1. Perceber que não precisa depender dos outros para tudo! Se tem uma coisa que viajar sozinha me ensinou foi que eu não preciso depender de terceiros para muitas coisas. Eu mesma posso resolver meus problemas, ter mais independência. 
  1. Histórias para contar! Depois de uma viagem sozinha o que não faltam são histórias para contar. Às vezes o que falta são pessoas dispostas a ouvi-las… E essa é uma das razões de eu ter um blog 😛

Contras de viajar sozinha:

  1. Problemas de saúde! Passar mal ou ir parar no hospital nunca está no roteiro de quem planeja viajar sozinha. Porém, emergências acontecem e, para mim, a pior coisa de viajar sozinha é ficar doente. Já passei por isso, o pior perrengue de viagem da minha vida, e não recomendo.
Leia mais: A importância de fazer o seguro saúde para viagem internacional
  1. Administração do dinheiro! Para alguns isso pode ser um ponto positivo, entretanto, viajar sozinha requer que você saiba administrar perfeitamente suas finanças. 
  1. Fotos! Viajar sozinha pode ser sinônimo de selfies, fotos de paisagens e fotos que você pede para qualquer desconhecido tirar de você. 

    Viajar sozinha é pedir para os outros tirarem suas fotos. E elas ficam assim: com flash e um cara apontando do seu lado
  1. Solidão! Por mais que você faça amigos ao longo da viagem ou mantenha contato com os seus via internet, tem horas que você vai se sentir só. 
  1. Machismo! Por mais que a gente tente mudar essa realidade, o mundo ainda é predominantemente machista. E você, mulher que viaja sozinha, corre o risco de ouvir comentários preconceituosos por ter decidido desbravar o mundo sem companhia. Infelizmente o machismo existe. 
  1. Falta de ter alguém com quem dividir acontecimentos! Você pode não ter alguém fisicamente ao seu lado, mas a internet está aí para te ajudar a encurtar distâncias. Use-a a seu favor para converter esse contra em um ponto positivo. 
  1. Medo! Tem horas que dá medo de viajar sozinha. Medo de ir para outro lugar ou de encarar uma outra realidade. Mas, você pode virar esse jogo e usar o medo para te impulsionar a realizar tudo o que deseja. 
  1. Insegurança! Viajar sozinha envolve muitos desafios, dentre eles, a insegurança. Você pode se sentir insegura em um novo país por vários motivos, entretanto, terá que aprender a lidar com ela para seguir viagem. 
  1. Valores! Infelizmente, viajar sozinha quase sempre acaba sendo mais caro do que viajar acompanhada. É preciso se planejar para esses gastos, pesquisar tarifas e buscar descontos. 
  1. Confiança! Ao viajar sozinha você terá que confiar em desconhecidos. Seja para pedir uma informação ou um favor. Por mais que eu tenha dito que viajar sozinha te faz perceber que você não precisa depender dos outros para tudo, tem horas que isso é inevitável. Aí cabe a você confiar na ajuda de terceiros ou não, o que, dependendo da situação, pode ser bom ou ruim.

Conclusão dos prós e contras de viajar sozinha

Para mim, os contras de viajar sozinha podem ser convertidos em prós. Afinal, é com as situações adversas que mais aprendemos, crescemos e adquirimos maturidade. O importante destes desafios é que você irá aprender algo com eles, irá superá-los.

E, ao retornar de uma viagem sozinha, você percebe o quanto mudou. Além dos clichês, viajar sozinha enriquece a gente como pessoa por meio das experiências que tivemos. Em uma só viagem você enfrenta seus medos, suas inseguranças e percebe o quanto se fortaleceu com tudo o que viveu.

E aí, o que você pensa sobre o assunto? Esqueci de citar algum prós e contras de viajar sozinha? Me diz aqui nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here