Semana passada uma amiga da Colômbia veio pela primeira vez pro Brasil. O mais surpreendente? Ela ficou encantada. Amou o Rio de Janeiro, se encantou por São Paulo. Disse que volta para morar um dia. Eu mesma que vivo aqui não vejo mais tanta beleza na terra carioca como ela. O olhar de um estrangeiro é diferente. Não precisa de muito para deixá-lo feliz.

Outro amigo canadense, por exemplo, ama a música brasileira, para ele é a melhor do mundo, tanto é que seu spotify está recheado de canções de MPB. A alemã, minha amiga de faculdade, diz que a diversidade cultural é uma das qualidades que ela mais gosta no Brasil, a outra é a comida.

Mas, convenhamos, quantas qualidades os estrangeiros conseguem enxergar no Brasil que nós brasileiros nem vemos mais? Nossa cultura é riquíssima, mas a desvalorizamos quando preferimos comemorar o Halloween ou invés das Festas Juninas. Preferimos o que vem do exterior porque “é melhor”, quando nem sempre isso é verdade. Temos, como nação, vários defeitos, entretanto, também temos muitos pontos positivos.

Brasileiros sabem festejar, em qualquer lugar do mundo nós fazemos festa. Fazemos piadas e memes das nossas derrotas. Somos receptivos, tentamos agradar aos turistas, sejam eles brasileiros viajando pelo Brasil ou estrangeiros. Nossa música é diversificada, por isso é tão boa. Somos mestres do Samba, criamos a MPB e nosso Funk é sensacional. Temos paisagens belíssimas: Amazônia, praias do Nordeste, Serras Gaúchas, cidades históricas mineiras; e mesmo assim insistimos que a Disney é o verdadeiro paraíso. Esquecemos das nossas riquezas enaltecendo outros países.

E quando digo nós, eu também estou incluída, como boa brasileira cometo todos esses erros. Mas, um gringo me ensinou a ver o Brasil com outros olhos. Uma pessoa de outro país precisou me mostrar o quanto meu país é rico, o quanto é interessante. Nada como ver nosso próprio país com o olhar de um estrangeiro, a mesma coisa que eu faço quando viajo e digo a todos o que aquele lugar tem de bom, só que dessa vez estando em casa.

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo!!!! Aprendi a ver melhor o Brasil depois que me mudei dele e aprendi que gosto muito do meu país. Sim, ele tem muito o que aprender para crescer e florescer, mas temos tantas coisas boas que sempre desvalorizamos em detrimento do que vem de fora. =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here