Se você é como eu, provavelmente, volta de uma viagem falido, mas já pesquisando por próximos destinos. Nessa fase enquanto não estamos viajando, temos que encarar a rotina. Porém, pequenas escapadas a cidades vizinhas podem proporcionar bons momentos, aliviar o stress e de quebra, dar a sensação de saciedade ao espírito descobridor.

Eu gosto muito de visitar a região serrana do meu estado, Rio de Janeiro. Em uma hora e meia, de carro, é possível chegar a Petrópolis, Teresópolis ou Nova Friburgo. Cidades lindas, de clima ameno e cercadas pelo verde. Passar o dia em um desses lugares é sinônimo de sorrisos intermináveis para mim.

DSC_0573
Polo roupa íntima – Olaria, Nova Friburgo.
Pico da Caledônia, Nova Friburgo.
Pico da Caledônia, Nova Friburgo.

Recentemente fui a Nova Friburgo, polo da moda íntima na região. Se você é fã de preços baixos, deve conhecer a cidade. Existe um bairro chamado Olaria, onde encontram-se as confecções de lingerie e suas respectivas lojas. Além desse polo, é possível apreciar o teleférico, praças tranquilas ou ainda desbravar a cidade por meio de trilhas, ótima localização para o ecoturismo. Eu já fiz a trilha para o Pico da Caledônia, o acesso é tranquilo, a subida pode ser feita por meio de carro (preferencialmente 4×4), moto ou a pé. Em todas as opções você recebe como prêmio a vista única para as montanhas que cercam a cidade.

chop st gallen
Chopp na bota – Vila St. Gallen, Teresópolis.

Em Teresópolis eu gosto de ir para beber cerveja. Isso mesmo, na cidade existe um restaurante, ou melhor uma vila alemã, chamado Vila St Gallen. É um complexo com um bistrô, cervejaria, uma igrejinha, loja de souvenirs e uma chocolateria. A decoração é reconfortante, bom atendimento e o melhor chopp de todos, que vem em uma bota! Juro que isso não é merchandising. Ainda é possível admirar a vista do Dedo de Deus no mirante do soberbo, na entrada da cidade. Os fãs de trilhas também são apaixonados por Terê. O que não falta são escolhas de destinos, paisagens ou aventuras.

img1
Catedral, Petrópolis.

Petrópolis deve ser a cidade mais conhecida pelo público. Cidade imperial, era a rota de fuga de D. Pedro I durante os verões cariocas por volta de 1830. Além do Museu Imperial, é possível visitar o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Quitandinha ou conhecer a casa de Santos Dumont – meu ponto turístico favorito. Roteiro cultural, é um lugar imperdível para amantes da história brasileira. Quando eu vou, perco horas caminhando pelo centro da cidade, muitas vezes me pego pensando em como seria a época imperial… Àqueles que gostam do ecoturismo, existe a possibilidade fazer a trilha entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis. A travessia dura três dias e é um dos meus desejos para realizar antes de morrer.

ida tere
Estrada Rio-Magé, para Petrópolis ou Teresópolis no pôr do sol.

Já deu para perceber que a Serra Verde é o destino perfeito para um Day Trip, certo? Por outro lado, é possível aproveitar as cidades para compras, romance, trilhas, descanso ou pelo simples prazer de sair de casa.

Foto: Polo de roupa íntima e Catedral de Petrópolis – Google Images 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here