O Perito Moreno é um glaciar enorme que mede aproximadamente 60m de altura, equivalente a um prédio de 30 andares! O bloco de gelo em que está localizado é o terceiro maior do mundo, perde apenas para Antártida e Groelândia. E, cerca de 80% desse bloco está em território chileno, inclusive é o mesmo que compõe o Lago Grey em Torres del Paine. Por outro lado, a parte que pertence à Patagônia Argentina é mais acessível e pode ser visitada por diversos meios: navegação, carro ou caminhadas.

perito-moreno-los-glaciares
Olha essa panorâmica do Perito Moreno: o lugar é ou não incrível?

Hoje, a área do glaciar transformou-se em Parque Nacional Los Glaciares e para acessá-lo é preciso pagar. Para nós brasileiros o ingresso custa mais barato devido ao Mercosul, $21 USD. Uma vez lá, há diversas formas de se explorar o parque, a mais comum e barata é andar pelas passarelas que cercam todo o glaciar, por elas é possível ter uma visão ampla de toda extensão do bloco de gelo. Pode-se também fazer uma navegação, que vai bem próximo do Perito e custa $25 USD, ou realizar o trekking no gelo, disponível em duas opções: o mini trekking com duração de 1h30 e o normal que dura 5h.passarelas perito moreno.jpg
Para quem faz bate-volta desde Torres del Paine, como foi o meu caso, as opções de como conhecer o Parque Nacional Los Glaciares em poucas horas mais são restritas. Por exemplo, não há tempo disponível para realizar o trekking, infelizmente. Desse modo, opte por caminhar pelas passarelas ou fazer a navegação. Eu escolhi fazer a navegação e achei muito passeio turistão: o barco chega perto do glaciar e todas as pessoas se espremem na borda para uma foto, o barco muda de lado e todos também. A parte mais legal é quando algum bloco de gelo se desprende e cai, fazendo um barulhão e formando ondas.

A vista das passarelas é bem mais bonita e ampla, é possível ter uma noção de quão grande é o glaciar. Além disso, caminhar por elas é a forma mais econômica de conhecer o Perito Moreno, afinal, você já terá pago o ticket de ingresso ao parque.

passarelas-no-parque-nacional-los-glaciares
Passarelas no Perito Moreno

Independente da forma, se será trekking no gelo, passarela ou barco, ver o Perito Moreno é certeza de deslumbramento. Ter a oportunidade de presenciar um pedaço se desprender do bloco de gelo já nem é coisa rara, mas ainda é surreal. Quando vi tanto gelo cair na água só conseguia pensar em aquecimento global, fim do mundo e sustentabilidade – um pouco neurótica, eu sei. Isso é o que acontece quando o lugar tem tanta energia que te deixa assim: embasbacada, impressionada e tantos outros adjetivos possíveis.

bloco-de-gelo-perito-moreno
Bloco de gelo que se desprendeu

Siga @asviagensdetrintim no Instagram para ver essas e outras fotos maravilhosas de viagem!

 

1 COMENTÁRIO

  1. Esse lugar deve ser muito incrível mesmo, mas como assim a parte mais legal é quando um bloco de gelo se desprende e forma ondas? Eu ia sentir desespero! Kkkkkk…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here