Viajar é ótimo, mas ter sua mala danificada não. Para evitar alguns problemas com as bagagens aqui vão algumas dicas úteis:

  • Na hora de comprar, escolha a mala certa

Uma boa mala é fundamental e há inúmeras opções no mercado. Uma boa opção é comprar aquelas malas com cadeado embutido, esse modelo de mala evita a famosa cesariana. (Veja aqui o vídeo da cesariana.)

mala-com-lacre
Exemplo de mala com cadeado embutido.
  • Cadeados ou lacres

Outra maneira é sempre prender o lacre ou o cadeado a algum lugar fixo da mala, como por exemplo, a alça. Existem malas com um sistema próprio onde se deve prender o cadeado, trata-se de um ganchinho simples e eficiente.

mala-segurança
Ganchinho para prender o lacre ou cadeado.

Os lacres plásticos são normalmente vendidos em papelaria ou você pode solicitar alguns a cia aérea no ato do check-in. Outra boa opção são os lacres Seal Bag, eles garantem praticidade e mais segurança.

seal-bag2
Eu testei os lacres Seal Bag na viagem para Alagoas.
  • Tire fotos

Sim, isso mesmo: fotografe suas malas antes de despachá-las. Caso ocorra algum problema com a companhia aérea você precisará descrever como é sua bagagem, e melhor do que descrever é apresentar fotos.

  • Identifique sua mala

Coloque uma tag com seu nome, e-mail e telefone. Fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim e adesivos também são válidos. Personalize sua mala para identificá-la mais facilmente.

  • Itens de valor

Os itens valiosos devem ir na bagagem de mão, junto com você. Isso inclui: computador, câmera, tablet, videogame, joias… Na mala de mão você pode levar praticamente tudo, exceto itens cortantes e líquidos acima de 100 ml.

  • Malas de grife

Pense como um possível ladrão: que mala terá mais chance de conter objetos valiosos, as de grife ou as simples? Infelizmente, as malas de grife chamam mais atenção de quem está mal intencionado, desse modo, você correrá mais risco de ter seus pertencer violados por alguém. Outra questão é que todas as malas, caras ou não, são jogadas de um lado para outro nos aeroportos.

  • Atenção na esteira

Também existe ladrão em forma de passageiro. Fique atento na hora de retirar as bagagens da esteira.

  • Plastificar ou não?

Plastificar a mala no aeroporto evita que ela seja violada e suja, mas isso tem seus poréns: Se a mala cair na triagem do raio-X ou se acharem algo suspeito, os fiscais abrirão sua mala no aeroporto e ela percorrerá o restante do trajeto desprotegida.

  • Resolva tudo no aeroporto

Pegou sua mala na esteira e percebeu alguma coisa estranha, aspecto adulterado? Confira tudo antes de deixar a sala de desembarque, abra a mala no saguão mesmo e confira. Se perceber a ausência de algum objeto, reclame ali no local. Saiu do aeroporto, perdeu!

Imagens: Google

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO Brasil que o brasileiro não vê
Próximo artigoComo é voar Emirates para Buenos Aires
Fã de MPB, amante da cultura latina, apaixonada pelo mar e jornalista. Creio que em cada esquina há algo pronto para ser descoberto, partilhar experiências com quem queira ler é o que eu faço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here